Através deste post, quero revelar o que está por tras da fantasia do carnaval. A primeira delas: "o carnaval é 100% brasileiro." - não, não é. O carnaval surgiu na Europa, na era Vitoriana e se estendeu mundo afora, adaptando-se à outras culturas. Segunda falsa verdade: "é uma festa popular." - Uma pinóia. O carnaval virou negócio... dos RICOS, que o digam os camarotes VIP, festas privadas e os ABADÁS caríssimos, chamados PASSAPORTE DA ALEGRIA.
E quem não tem dinheiro pra comprar essa roupinha colorida, não tem também direito de ser feliz? Tem não.
Em quase todas as capitais, a maioria dos blocos vive às custas do poder público, e nenhuma atração sobe ao palco pra divertir o povo só por ser o Carnaval uma festa democrática. Milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o "circo" à uma população miserável, que não tem sequer o pão na mesa.
Entres as coisas que me revoltam no carnaval é ouvir a boa música ser calada à força por hits do momento como "o melô da Mulher Maravilha", e outros que nem ouso citar.
E a quantidade de ambulâncias disponibilizadas num desfile de carnaval pra atender bêbados de plantão, valentões que só arrumam CONFUSÃO? Cadê essa ambulância quando eu, alguém da minha família ou vizinhança passa mal e precisa de cuidados emergenciais? Isso sem falar nos policiais em peso nas festas para garantir a "ordem" nessas festas nojentas, e no dia-a-dia falta segurança pra eu chegar em casa depois de um dia estressante no trabalho.
Mas o carnaval é uma festa maravilhosa. Dizem que faz girar a economia, e até pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas e seus churrasquinhos. Se eu dependesse do carnaval pra vender e viver, passaria o resto do ano a míngua! Essa droga de carnaval só dá lucro pra dono de cervejaria, dono de trio elétrico, e para uns poucos "artistas baianos". No mais, é só prejuízo. Você já calculou o gasto do Estado pra socorrer todas as vítimas de acidentes provocados por foliões embriagados? Quanto é pago em indenizações por morte e invalidez resultado desses acidentes? Quanto o Poder Público desembolsa no acompanhamento médico a jovens que engravidam por falta de proteção nestas folias? Isso sem falar nas DSTs transmitidas nessa festa da pouca vergonha, onde tudo é permitido.
Finalizando, esse tal de carnaval já foi bom... na época em que MINHA AVÓ ERA VIRGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário